01 marzo 2009

Outros

Todos os media coincidirão hoje em a legitimidade de Feijoo para governar como consequência da alta participação nas eleições na Galiza. Actualmente que o 70% dos eleitores exerçam o seu direito de voto é algo histórico Galiza.

Paradoxalmente, porém, o PSOE e o BNG deixavam nas mãos da alta participação suas chances de repetir o bipartido. Eles acreditavam, ingenuamente, que se as pessoas à esquerda se mobilizavam, fariam-o para votar-lhes a eles. E não foi. As pessoas de esquerdas forom votar, mas não para aqueles que pensavam Tourinho e Quintana.

O que aconteceu é que o 3% de votos que perdeu o PSOE e o 2% que perdeu o BNG ficarom dispersos entre os votos nulos, brancos e outras candidaturas minoritárias. O clássico voto de castigo: se estes nom valem voto a "outros".
  • Votos brancos, nulos, e "outros" em 2005: 2,91%,.
  • Votos brancos, nulos, e "outros" em 2009: 7,29% (4,69% para "outros", 0,89% nulos e 1,71% votos brancos).
Para próximas eleições ja podem ir aprendendo o seguinte axioma: "a abstenção favorece ao PP si y solo si aqueles que ficam na casa votassem por mim". E, já de passo, que a esquerda em Galiza nom lhe dá um cheque em branco a ninguém.

Temos Joo, Feijoo, para 12 anos, como mínimo. E bem que me Joo....

2 comentarios:

pau dixo...

Joo... snif... glubs... chof.

Quenerapú dixo...

Do bipartito ao VIP hartito.