14 novembro 2008

Que solução encontraram?

Um comboio de 70 metros de comprimento sae de Madrid para Santiago de Compostela com uma velocidade média de 105 km /h. Duas horas depois, um outro comboio, este de 105 metros, sae de Madrid em direcção a de Santiago com uma velocidade média de 103 km / h.
Na altura em que se cruzem as máquinas de ambos os trens, qual estará mais perto de Santiago?

Um professor que tive na EGB, a quem estou muito agradecido, acostumava plantexar esta questão na aula para mostrar a tendência que temos de procurar soluções complexas para os problemas simples, ademais das complicações que traz não ler bem o enunciado de um problema. A maioria dos alunos, efectivamente, tratava demonstrar o seu conhecimento usando a pilha de informação que estava disponível em cálculos complexos que não deixariam a ninguém qualquer dúvida sobre a sua capacidade matemática. A solução não precisava de nada de isso, só havia que fixar-se em qual era o problema e a solução viria por si só: os dous comboios estariam á mesma distância de Santiago.

Éramos apenas estudantes do EGB, mas este fim de semana vai reunir uma grande quantidade de espabilados para refundar o capitalismo. Sem embargo, o problema é que metade do mundo morre de fome.

Ningún comentario: